Pages

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Square Enix renova o foco em games de qualidade




 O último ano fiscal foi bastante decepcionante para Square Enix, com vários novos títulos vendendo bem, mas abaixo das expectativas da empresa. Como você certamente já ouviu falar, o presidente da Square Enix Yoichi Wada demitiu-se, entregando as rédeas a Yosuke Matsuda. Phil Rogers da Square Enix Europa foi promovido também, agora ele dirige tanto a divisão norte americano e europeia da empresa.


O que isso significa para os jogos? Bem, a empresa manifestou interesse em enfrentar o mercado de telefonia móvel e tablet em expansão, mas com uma abordagem diferente do que antes. Muitos consideram que a Square Enix como uma empresa que pode oferecer uma qualidade e experiência de imersão em um console ou portátil, e a empresa parece adotar essa abordagem em mobile / espaço tablet. Embora a definição exata de "qualidade" para um título portátil ainda está indefinido, mas a empresa está bastante ciente da recepção do público de títulos como "All The Bravest".


Square Enix também pretende levar a cabo high-end títulos de qualidade para consoles de suas franquias emblemáticas como Final Fantasy e Kingdom Hearts,  também está olhando para fortalecer ainda mais a propriedade intelectual da Square Enix Europa, como Tomb Raider e Sleeping Dogs. A Square Enix afirmou que vai continuar a investir no crescimento de seu domínio tecnológico, e que está anciosa para compartilhar mais informações com os fãs na E3 deste ano.

A entrada do CEO Matsuda também tinha algumas palavras a dizer sobre o próprio processo de desenvolvimento no que diz respeito aos fãs.



"Não podemos ir tão longe como fizemos nos últimos tempos, fazendo os clientes esperar por anos com pouca ou nenhuma informação, estamos sendo desonestos com eles. Nós não estamos mais em uma época onde os clientes são deixados no escuro, até que um produto seja concluído. Precisamos mudar para um modelo de negócio onde freqüentemente possamos interagir com os nossos clientes para os nossos produtos que estão em desenvolvimento e / ou antes de serem vendidos, os nossos clientes precisam conhecer os jogos em desenvolvimento e, finalmente, certifica-se que desenvolver jogos que atendam às suas expectativas ".

Essa interação entre a Square Enix no desenvolvimento de jogos e os consumidores que compram esses jogos é provável que a empresa decidiu reforçar a sua força de marketing. Não só isso, mas a empresa manifestou interesse em utilizar sites de crowdfunding como o Kickstarter que lhes permitam conectar mais intimamente com os fãs para desenvolver jogos que eles possam olhar para a frente e dar aos fãs expectativas razoáveis, dependendo do título.

Phil Elliot  o cabeça da gestão  Square Enix Europa, expressou recentemente abordagens interessantes para o desenvolvimento de jogos no futuro. Permitindo que as equipes independentes, com novas idéias para entrar e dar vida as franquias da Square-Enix existentes que foram passadas durante anos. A ideia também foi lançada em torno de que os jogadores através de suas doações ("investimentos") poderia ser dada uma participação (ações, basicamente) no sucesso do jogo de modo que eles poderiam ver um retorno sobre o investimento se o jogo for bem sucedido. Embora seja muito improvável que isso aconteça uma vez que outras tentativas (Project Cars) foram enterradas em litígio, ele mostra que a Square Enix tem lavado o rosto com água gelada e começaram a pensar sobre as relações desenvolvedor-comerciante-consumidor de novas maneiras.

Assim como um fã de jogos da Square Enix , pode ser qualquer franquia, incluindo Final Fantasy, o que você acha sobre essa nova abordagem? Você acha que a ambição de trazer jogos portáteis e console de qualidade para o mercado de mão é uma boa decisão, ou será que a Square Enix precisa se ater a convenção? Você sente que há um estigma sobre a plataforma portátil / tablet que proíbe certos tipos de consumidores de comprar franquias Square Enix sobre eles? Você sente que é uma decisão sábia incluir os clientes em todos os níveis de desenvolvimento?



Você pode ler o completo balanço fiscal da Square Enix clicando aqui .


Opinião: Finalmente um pequeno passo em direção ao caminho certo, nos dias de hoje uma empresa não pode esconder de seus consumidores um determinado produto por mais de sete anos como vem acontecendo no caso de Final Fantasy Versus XIII, o resultado dessa desastrosa atitude foi essa perca exorbitante nas vendas devido simplesmente ao boicote que os jogos vem sofrendo em vendas, não apenas por causa do Versus XIII mas como a gestão passada vinha tratando os fãs. 

Por outro lado o novo CEO está ciente da necessidade de diminuir essa distancia entre os fãs e a empresa, pois ele sabe muito bem que são os fãs fieis a empresa que podem manter a sobrevivência e o sucesso de vendas de suas franquias, pois a empresa vem perdendo muitos fãs a cada ano que passa. Eu espero que esse seja um começo de uma mudança boa para a empresa e para os fãs. Eles precisam trabalhar os 4 P´s é a base para que o seu produto possa se manter no mercado, sendo que o mais importante ainda será essa aproximação e abertura aos fãs. 

Hoje em dia não há mais espaço para as empresas esconderem os jogos de seus clientes, posso citar algumas empresas que vem fazendo muito bem o dever de casa como a Ubisoft, EA, Konami que vem lançando variados jogos e tem tido uma ótima vendagem sobre seus produtos. 
Você já tem a minha confiança... 

Matsuda  Boa Sorte!


Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.