Pages

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Analise: PHOENIX WRIGHT: ACE ATTORNEY - DUAL DESTINIES IOS EDITION


 Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies iOS Edition traz visual incrível para aparelhos da Apple. Confira a análise completa do jogo da Capcom.

Phoenix Wright: Ace Attorney - Dual Destinies iOS Edition é quinto jogo da franquia e o terceiro a ser lançado para iOS. Sendo a remasterização da versão para Nintendo 3DS, Dual Destinies chega aos smartphones e tablets da Apple com gráficos em HD, tanto nas animações 2D, como 3D. Confira a análise.

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies iOS Edition (Foto: Divulgação)Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies iOS Edition (Foto: Divulgação)

 A agência reunida mais uma vez

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies é a sequência de Apollo Justice: Ace Attorney (Nintendo DS). O jogo começa durante um julgamento, quando uma bomba explode, deixando Apollo, um dos advogados da agência de Phoenix Wright, ferido.
O julgamento recomeça, mas dessa vez acusando uma amiga de infância de Apollo de ter trazido a bomba ao Júri. Impossibilitado de continuar na defesa, Apollo é substituído por Athena Cykes, uma novata na agência de advocacia. Ela usa tecnologia e seu conhecimento sobre psicologia para analisar depoimentos. Mas Athena será apenas uma coadjuvante, já que Phoenix Wright logo irá surgir com uma entrada dramática.
Athena é a mais nova advogada da agência. Ela tem um aparelho que detecta emoções do depoentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Athena é a mais nova advogada da agência. Ela tem um aparelho que detecta emoções do depoentes (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
Mas essa primeira parte do jogo tem como objetivo introduzir os personagens. Após o primeiro caso ser resolvido, Apollo parte para resolver “assuntos inacabados”. A partir daí, a história se desenrola sobre o caso anterior a explosão do Júri, quando os advogados da agência de Phoenix Wright estavam no julgamento de um atentato a uma instalação aeroespacial.

Gráficos tridimensionais e visual anime

Dual Destinies é o primeiro jogo da série com gráficos tridimensionais. No iOS, o jogo ficou com um visual impressionante, mas ao mesmo tempo é um jogo bastante leve. O jogo rodou bem em aparelhos antigos, como iPhone 4S e iPad 2. Dual Destinies também é o primeiro jogo da série com cutscenes animadas no melhor estilo anime.
Jogabilidade é intercalada com belas cenas de animação (Foto: Divulgação)Jogabilidade é intercalada com belas cenas de animação (Foto: Divulgação)
O game fica impressionante em dispositivos com resolução muito altas como iPad 3 e posteriores. Demonstrando que a Capcom não poupou esforços para trazer Phoenix Wright e seus amigos para a alta definição.
No seu conceito, Dual Destinies mantém o tom de anime também nas reações teatrais dos personagens, sempre bastante exageradas, assim como na estranheza de alguns depoimentos. Por isso não estranhe os julgamentos direcionarem-se para discussões descabidas, e até malucas. Isso é feito em parte para quebrar o tom sério e irrigar a trama com um pouco de bom humor.

A jogabilidade de sempre

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies mantém a mesma jogabilidade dos jogos anteriores com pouco variação. O jogador controla um dos advogados de defesa da agência de advocacia Wright Anything Agency. Os comandos são através de menus onde o jogador deve interpelar depoentes em busca de contradições que tragam a verdade ao caso.
A novidade no game fica por conta de Athena Cykes, que ajuda Phoenix Wright na análise psicológica dos depoimentos. Com ela e seu assistente virtual “Widget”, é possível extrair informações através das emoções das testemunhas e saber se eles estão falando a verdade ou escondendo alguma coisa.
Objeção! Agora em três dimensões e em alta resolução (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Objeção! Agora em três dimensões e em alta resolução (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)
A experiência de Dual Destinies mantém a característica linear das aventuras de Phoenix Wright. Há pouca interação e na maior parte do tempo o jogador apenas toca na tela para dar sequências os diálogos.
Porém, o que impressiona é a extensão do jogo. Adventures comuns costumam durar poucas horas, mas Dual Destinies tem mais de 20 horas de jogabilidade à espera do jogador. O primeiro capítulo, que é gratuito, dura cerca de três horas e serve como uma espécie de tutorial, onde o jogador irá aprender algumas interfaces do jogo. Como em qualquer adventure, ele deixa um gancho para os episódios seguintes.
A partir daí, o jogador poderá comprar o jogo completo por US$ 14,99 ou pagar US$ 4,99 por episódio. Ao comprar os todos seis episódios e ao comprar o pacote completo o jogador ganha um belo desconto. Os preços praticados são bastante justos devido a qualidade do jogo. Vale lembrar que a versão para 3DS custa quase três vezes mais.

Centenas de diálogos

A bela apresentação de Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies o torna um dos jogos mais convidativos do advogado para iOS. O Game não exige nenhum conhecimento prévio das outras aventuras do advogado, já que sua jogabilidade é bastante simples e não exige comandos elaborados.
Quantidade muito grande de diálogos em texto chega a incomodar (Foto: Divulgação)Quantidade muito grande de diálogos em texto chega a incomodar (Foto: Divulgação)
Contudo, como se trata de um jogo todo em inglês, o domínio do idioma será essencial. Principalmente por conta dos extensos diálogos, muitos deles existentes apenas para camuflar a objetividade de alguma pista.
Esses diálogos muito longos chegam a ser cansativos. Não que isso seja um lado negativo do jogo, mas grande parte da jogabilidade consiste apenas em tocar na tela para prosseguir os diálogos em texto. Isso deixa o game mais próximo de uma “Visual Novel” do que de um game em si.

Conclusão

Phoenix Wright: Ace Attorney – Dual Destinies é mais um peculiar caso da série de jogos de advocacia para iOS. Esse port faz o jogo parecer melhor no iOS do que no seu console original, o Nintendo 3DS, o que leva qualquer um a crer de que já está mais do que na hora de encarar os jogos de iOS seriamente.

Nota 8.0


PRÓS

  • - Visual incrível
  • - Barato se comparado a versão para 3DS
  • - Casos não tão óbvios




CONTRAS

  • - Bastante linear
  • - Poucas interações do jogador
  • - Muitos diálogos inúteis







Fonte

Escrito por

Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

0 comentários :

Postar um comentário

Nos deixe saber sua opinião...