Pages

domingo, 1 de setembro de 2013

PlayStation 4 terá vantagens a longo prazo em relação ao Xbox One; entenda


 O PlayStation 4 possui uma tecnologia inovadora que o dará vantagens sobre seu concorrente, o Xbox One. De acordo com a AMD, o console da Sony adota uma memória unificada para o processador (CPU) e a placa de vídeo (GPU). O novo modelo, chamado de hUMA, permite que os dois componentes troquem informações de maneira mais eficiente, o que se traduz em maior velocidade e, com o passar do tempo, pode significar uma vantagem do PS4 sobre o Xbox One.



A memória compartilhada reduz o tempo gasto pelo sistema para trocar informações entre processador e a GPU. Na prática, um game bem desenvolvido teria facilidade de tirar proveito dessas duas virtudes, resultando em diversos benefícios, como melhorias gráficas e menos quedas de frames, por exemplo.

Em comparação, o Xbox One usa uma arquitetura que não oferece esse tipo de memória mais refinada (até o momento, nem Microsoft e nem AMD discutiram a presença, ou não, do hUMA no console). Isso significa que CPU e GPU do Xbox One, apesar de bastante poderosas, terão um pouco mais de dificuldade em compartilhar suas tarefas usando a memória disponível e, consequentemente, não atingirão os mesmo resultados que o console rival.


Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

7 comentários :

  1. A arquitetura do PS4 é o menor dos problemas quanto a longevidade, o aparelho foi projetado para ter vida util de no mínimo 7 anos.

    No entanto, o Xbox One possui uma arquitetura mais modesta cujo sua longevidade não ultrapasse os 4 anos. Sendo assim a M$ com certeza até 2016 deverá anunciar o próximo Xbox forçando a Sony a adiantar o lançamento do PS5, o que reduziria em 3 anos o tempo de vida util do PS4.
    A previsão da Sony para que as softhouses utilizem todo o potencial do PS4 é a partir do 3° ano de vida do aparelho, bem mais curto em relação ao PS3 que demorou quase 5 anos até começar a receber os melhores jogos.
    No mais, voltei a comentar apenas para dizer a pessoal que me bombardeou no ultimo domingo para evoluirem mentalmente. Eu não seria imaturo a ponto de ficar trocando desaforos pela internet com um infeliz, tenho maiores prioridades em minha vida. Segundo, não tirem conclusões precipitadas, nem citarei nicks, o unico que ainda entendeu a minha razão de me ausentar foi o Marcos, assim como a Neiva, estou farto sim de barracos em qualquer post ainda mais sobre FF. Pra terminar, não sou mal agradecido portanto agradeço ao pessoal que mesmo não tendo piedade nas opiniões que soltaram sobre mim, por não estarem cientes acho, mostraram-se solidárias. Admito que isso me surpreendeu muito pois nunca tinha presenciado tal ato dos leitores incluindo do Blogueiro em outros sites. Em resumo estou de volta, acho, vocês são muito chatos mas há 3 anos encontrei neste site o meu lugar para discutir sobre games e vão para aquele lugar aqueles que detestam quando comento sobre um game clássico porque tenho orgulho de ser um dos que acompanharam a evolução dos VGs desde os 8 bits até os impressionantes 256 bits e quando digo que não se fazem games como antigamente realmente é a verdade oras.
    Alex não achei seu e-mail pra contato no Blog e não tenho FB, então fale abertamente para todos sobre o assunto que quer tratar comigo.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha voltado, pois naquele ultimo post houve um batalhão de pessoas a seu favor, nunca mais deixe se levar por palavras de um idiota ou uma vaca, caco contrário lhe dou uma surra.

    ResponderExcluir
  3. Valeu cara, bem vindo de volta ao barco, não deixe se levar por um imbecil ou uma vaca, alias eles deve ser um travestido, pois usa dois nick´s. Estou animado para a TGS, vamos ver o que nos reserva com aquela foto lá eu tenho certeza que vamos ver em breve uma data de lançamento depois de 8 anos.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia pessoal, eu fico feliz que tenha voltado Luiz, certos comentários sem fundamentos e ataques pessoais devem ser ignorados por todos, basta me avisar ou até mesmo é só o tempo que eu veja que será pagado, lá em fale conosco pode mandar seu e-mail pessoa, pois tenho umas ideiais a trocar com você.

    ResponderExcluir
  5. ja foi confirmado que os dois consoles tem a memoria unificada, gosto muito do ps4 acho ele fodastico , mas o xb1 tbm é poderoso , e a minha preferencia e o xb1, não ligo muito pra games exclusivos, o meu gosto mesmo é FF e se vai ter pros dois então tanto faz pra mim,eu pessoalmente, gosto de poucas franquias,então pra mim comprar games seria apenas FF,DS,MGS,Forza,PES e COD, e aonde eu moro é muito facil achar consoles e jogos bem mais em conta
    então pra mim tanto faz o console o importante é que tem FF15

    ResponderExcluir
  6. Meu ponto de vista foi baseado de acordo com a péssima aceitação do X1. A estratégia adotada pela M$ quase levou o X1 a ruina não fossem as mudanças que fizeram quanto a politica de uso do aparelho. O PS4 ja domina o mercado antes de seu lançamento, o n° de encomendas do aparelho supera a de todas as gerações antecessoras e mesmo nos países que o X1 será comercializado o aparelho ainda perde espaço para o PS4.

    O problema do X1 não é o seu desempenho inferior ao PS4 e sim quanto as suas vendas, vou citar o Windows Vista como exemplo, o SO foi uma droga, e logo foi substituido pelo Windows 7, se nos primeiros anos o X1 vender muito abaixo do esperado, a M$ ou irá adiantar a chegada da next-gen ou irá acabar com a linha de produção da Xbox. As demissões de 2 funcionários importantes nos ultimos meses mostra o quão baixa é a reputação do X1 e a M$ seria burra caso insistisse neste erro por 7 anos.

    ResponderExcluir
  7. Duda nem liguei pros desaforos do infeliz, como ja disse estou farto é de briguinhas de fanboys em todo post de um game da SE. Isso é tão ridiculo e imaturo quanto os retardados destas torcidas organizadas.

    ResponderExcluir

Nos deixe saber sua opinião...