Pages

domingo, 6 de outubro de 2013

Entrevista ao Developer da DICE


 Um dos jogos mais esperados para a próxima geração de consoles e não só, que estará disponível no lançamento das mesmas é sem dúvida Battlefield 4.
O novo capítulo da saga Battlefield terá de ombrear com o sucesso do seu antecessor, que ainda hoje se joga bem com milhares de servidores ativos todos os dias nas 3 plataformas em que está disponível, terá também de confrontar o novo jogo da série Call of Duty e já no próximo ano chegará um concorrente de peso: TitanFall.
Com a chegada de uma nova geração de consoles a internet está a abarrotar com confrontos entre fãs de cada uma das novas máquinas e como não poderia deixar de ser qualquer jogo que seja multiplataforma irá ser analisado pixel a pixel, frame e frame, até se chegar a um veredicto e ser usado como argumento numa guerra de “a minha é melhor que a tua”.
battlefield4-beta

Através de alguns Contactos foi possível realizar esta entrevista pelo Skype com um programador da DiCE  Estocolmo, que já trabalhou nos ports de Battlefield 3 para Xbox 360 e PS3, e se encontra neste momento a trabalhar na adaptação do jogo nos novos PS4 e Xbox One.

Por motivos legais não poderemos informar o seu nome mas asseguramos a sua informação e é uma fonte confirmada pelo site ENE3.

Foram colocadas várias questões e deixaremos aqui as repostas que foram obtidas, ainda assim mesmo com a proteção da fonte não foi possível obter uma resposta a tudo aquilo que foi questionado.


Como está a ser a adaptação os novas consoles?

- Tem sido relativamente fácil, já não lidamos com Hardware bastante diferente daquilo a que estávamos habituados (PC) e tem sido uma transição muito suave. Temos conseguido fazer muito mais num menor espaço de tempo.

A atual geração de consoles já chegou ao limite?

- Depende do que se quer fazer! No nosso caso em concreto diria que sim, pois já estávamos um pouco limitados naquilo que poderíamos fazer nos nossos jogos. Mas como disse, depende muito daquilo que se pretende fazer.

No caso de Battlefield 4, isso obrigou a que não implementassem tudo o que queriam no jogo?

- Não posso responder diretamente à questão; foi necessário criar um novo motor de jogo, baseado no anterior, para conseguirmos introduzir novas características que usassem Hardware mais potente mas continuasse a ser escalável o suficiente para correr nas consolas atuais. Sempre esteve presente o objectivo de elevar a fasquia técnica para as plataformas que desenvolvemos
.
É reconhecida por si a diferença entre as novas consolas relativamente ao seu Hardware? No jogo será visível essa diferença?

- Ainda estamos num processo de adaptação e o que posso dizer é que não é uma diferença tão grande na prática como aquela que é no papel, mas a longo prazo, evoluindo as ferramentas que temos e conhecendo melhor o Hardware, essa diferença poderá aumentar, depende de muitos factores que neste momento não estão a ser contabilizados.

É mais rápido atingir os objetivos de performance que queremos num Harware mais potente; é a chamada força bruta e consegue-se atingir um patamar técnico superior mesmo sem andar a perder tempo em optimização; por outro lado e no nosso motor em concreto usamos as características de cada uma delas o melhor que conseguimos mas ainda temos muito mais para fazer até o jogo estar pronto, é tudo o que posso dizer.


Atendendo ás diferenças entre elas, qual é a mais complicada para desenvolver?

-Sinceramente não acho que seja complicado desenvolver para nenhuma delas. Ambas têm ótimas ferramentas, as características são muito semelhantes aos PCs mas ainda assim há muita personalização dentro das máquinas feita por ambas as marcas. A consola da Microsoft é a que está mais personalizada e requer um período de habituação inicial maior, mas no nosso caso e especificamente com o nosso motor tornou-se mais fácil atingir bons níveis de optimização nela.

Essa optimização está relacionada com algo em especial?

- O uso que fazemos com o nosso motor em DirectX 11.1 e temos trabalhado nessa implementação com a Microsoft possibilitanto uma melhor gestão do CPU entre outras características mais técnicas.

Qual o seu console favorito entre os dois?

- O PS4! Simplesmente porque vou poder comprá-lo localmente no meu país.

Por agora é este o conteúdo que podemos disponibilizar, ficam mais uns bocadinhos de informação relacionada com o jogo que surgiram durante a conversa sem que se tenha questionado nada diretamente:

- Beta no PC e consolas vem de uma Build pouco superior à da E3; as versões disponíveis Eurogamer Expo já eram  mais recentes
- O jogo está muito mais desenvolvido que a versão Open Beta
- O jogo nas consolas de nova geração não sofre de inputLag como visto em alguns gifs
- terá o mesmo nível de optimização e atualizações presentes em BF3
- não foi possível confirmar a resolução do jogo nas consolas
- versão lead PC, portado para os consolas


battlefield-4


Escrito por

Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

1 comentários :

Nos deixe saber sua opinião...