Pages

terça-feira, 4 de março de 2014

Kojima: Jovens estão perdendo interesse nos jogos "AAA"


Preferem jogos sociais ou para dispositivos móveis.

Numa extensa entrevista com a revista games™, Hideo Kojima falou sobre o estado da indústria, o futuro dos jogos e do seu Metal Gear Solid V.

"Temos visto um fenómeno em todo o mundo," disse Kojima. "Os jovens estão a perder o interesse nos jogos de alta qualidade e estão a focar-se mais nos jogos sociais e para os dispositivos móveis, principalmente no Japão. Eu quero demonstrar às pessoas que os jogos de alta qualidade japoneses ainda valem a pena ser jogados e que os grandes jogos japoneses ainda têm futuro."

Como não poderia deixar de ser Kojima falou sobre o seu mais recente trabalho Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, referindo que o seu jogo poderá encaixar nesta nova geração de jogadores que parece não ter muita paciência, nem tempo, para estar horas em frente a um ecrã, uma vez que a história principal poderá ser terminada em 90 minutos.

Quanto ao facto de Metal Gear Solid V ser lançado em duas partes, uma com uma espécie de prólogo chamada Ground Zeroes e outra principal intitulada de The Phantom Pain, Kojima referiu que, "Vou ser sincero, dividir MGS V não foi um movimento estratégico."

"The Phantom Pain é cerca de 200 vezes maior que Ground Zeroes. Um jogo assim tão grande não está pronto para a janela de lançamento de uma consola next-gen, e não tínhamos nenhuns títulos japoneses que estariam disponíveis. Nessa altura, a porção de Ground Zeroes já estava quase completa e muitos fãs estavam a pedir-nos um prólogo, por isso chegámos a essa decisão. Foi essa a razão para o lançarmos."

Metal Gear Solid V: Ground Zeroes vai ser lançado no dia 20 de março para Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3 e PlayStation 4.

Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

5 comentários :

  1. Eu sempre disse, p n comprar essas porcarias de joguinho de celular, a n ser q realmente fossem jogar, mas não adiantou, infelizmente foi criada uma onda de comprar um joguinho p dizer p o amigo q tem uma porcaria a mais q ele, uma porcaria q vc nem vai jogar e assim vão destruir o mercado de games AAA em prol de joguinhos de celular, que fique bem claro qdo isso acontecer eu paro de jogar, e eu jogo a anos, tenho muitos consoles e jogos e acredito q n sou o único q pensa assim e q tanto deu e da lucro p essa industria, pelo menos o meu prejuízo eles vão ter, eu n aceito essa mudança, quem quiser q aceite, q fiquem com os joguinhos ridículos de celular!

    ResponderExcluir
  2. Ta certo q o Kojima é um mestre em se tratando de Metal Gear, mas não é por isso que ele nunca erra, por ex: Agora ele acabou de dizer uma M... Se os jovens estão tão inclinados a jogos de curta duração por q o espanto geral da comunidade gamer ao receber a noticia?!
    E só p avisar ele, tenho todos os Metal Gears, mas esse ai MGS Ground zeroes n vou comprar, por que é um desrespeito fazer um jogo de uma hora e vender ele por mais de cem reais, (eu sei que tem muita gente por ai defendendo a teoria de q a duração de um game n faz um jogo ser bom ou ruim, concordo, o problema é q ao concordar com isso estamos acabando com jogos grandes, jogos de longa duração, "jogos AAA" tudo p reforçar uma ideia de q somos "inteligentes" e q descobrimos q a duração de um game n faz um jogo ser bom ou ruim, concordo n faz, mas e qto ao fator durabilidade, ja pensaram nisso?! Quer saber, se vai fazer um jogo tão curto, cobra bem menos e fica elas por elas, mas eu acho injusto pagar 140 reais em um jogo de uma hora, sendo q tem jogos de mais de 15 H ai por esse preço, e n vale aumentar o preço dos de 15H p dizer q os de uma hora agora custam 140, que isso, que absurdo!) posso até comprar esse MGS Groun Zeroes, mas vai ser no fim da geração qdo ele estiver custando 50, se n for por um preço justo n vale a pena e 50 ainda está muito caro, ja que paguei 60 no meu MGS4 q deve ter umas 5 horas de gameplay por q até chegar nas 15 horas finais é tudo cutscene...
    Essa é a minha opinião, acho q os gamers q curtem jogos como RPG q são jogos de longa duração deveriam se perguntar se querem q isso aconteça, se querem q todo jogo seja casual e de curta duração, a minha opinião eu ja tenho. Não quero jogos de curta duração, nem joguinho casual, e vcs?

    ResponderExcluir
  3. A verdade que o mercado está caminhando para isso, mas não vai chegar a tanto não, a onde um celular vai rodar esses jogos monstruosos que estão saindo. Acho que ele foi meio que equivocado e muito infeliz nesta declaração.

    ResponderExcluir
  4. Se isso acontecer eu mesma desisto de jogar video game, não tem lógica um celular se equiparar a um console. Acho que Kogima pisou na bola.

    ResponderExcluir
  5. Caramba, estava eu aqui, relendo o q escrevi, pensando na curta duração de MGSGZ, e vejo q eu dei uma mancada e das grandes, eu li ai no topo da matéria que Hideo Kojima disse, não nessas palavras exatamente, mas resumindo: Que os jovens estão mais interessados em jogos mais casuais e perdendo o interesse em jogos AAA, mas n me foquei na parte que ele disse que queria mostrar que os grandes jogos japoneses ainda valem a pena, agora vejo que esse jogo curto na verdade mais me parece um protesto do mestre, nos mostrando um jogo curtíssimo, p nos fazer lembrar de que um jogo necessita sim de uma duração maior e sim, nos fazer continuar querendo jogos delonga duração.
    Foi o q deu p entender agora, depois de tudo.

    ResponderExcluir

Nos deixe saber sua opinião...