Pages

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Syphon Filter é um clássico do PSOne que merecia retornar no PS4


 Desde o PSOne a Sony já lançava franquias que mais tarde se tornariam enormes sucessos de venda em todo o mundo. Porém, antes mesmo de God of War, Uncharted e InFamous se tornarem populares, Syphon Filter foi uma das séries que ajudou a popularizar o primeiro console da empresa. Confira a história do jogo:



Como tudo começou


Lançado em 1999, o game trazia como protagonista o agente Gabriel Logan, uma mistura de Snake com Ethan Hunt (personagem de tom Cruise nos filmes da franquia Missão Impossível). O jogo consistia em missões que o personagem deveria cumprir agindo sorrateiramente ou utilizando um respeitável leque de armas.

Logan contava com o apoio por rádio de sua companheira Lian Xing – que consequentemente ganharia uma participação maior em outro jogos. Ela era responsável por guiar o herói em caminhos alternativos ou até mesmo elaborar um plano B para uma ação que não acabou como deveria.

A trajetória de sucesso

Os três primeiros games da franquia foram lançados para o PSOne. Enquanto os primeiros jogos surgiram no auge do console, Syphon Filter 3 só chegou quando o PlayStation 2 já estava à venda no mercado, o que acabou gerando críticas de fãs que exigiam um título da franquia para o novo videogame.


Três anos depois, em 2004, Syphon Filter: The Omega Strain foi lançado para PS2, porém com uma surpresa bem desagradável: Gabe Logan não estava no jogo. Isso mesmo, o game permitia que o personagem criasse o seu próprio agente, ao invés de vivenciar missões no comando de um dos protagonistas mais populares da época.

Dois anos depois, em 2006, o erro foi corrigido e Logan voltou em Syphon Filter: Dark Mirror, para o PSP. Pouco mais de um ano depois, a Sony lançou o mesmo jogo para o PS2, em uma conversão que não agradou tanto. Entretanto, o enredo convincente compensou os problemas.


Em seguida, Syphon Filter: Logan’s Shadow chegou para se tornar um título marcante para a franquia. A principal estratégia foi apostar em um enredo repleto de mistérios e reviravoltas que envolviam a sua companheira de longa data: Lian Xing. Mas ainda sim a série já demonstrava sinais de desgaste, tanto pelo gráficos que pareciam não evoluir diante de tantos concorrente no gênero, como pela jogabilidade que já se mostrava um pouco ultrapassada.

A última investida foi lançar Syphon Filter: Combat Ops, que não é nem considerado um jogo da franquia, já que, além de ser disponibilizado por download, ele traz apenas mapas e melhorias para o multiplayer dos últimos dois títulos lançados.

Syphon Filter no PS4 já!

Depois de passar em branco no PlayStation 3, seria uma excelente jogada da Sony investir novamente na franquia. Diante de tantos jogos similares, poucos tiveram protagonistas com tanto carisma quanto Logan e suas peripécias. Quem não se recorda, por exemplo, do laser mortal disparado pelo personagem?
Embora as chances de ter um novo título da franquia sejam bem baixas, ainda torcemos para que a Sony se lembre que produziu bons jogos no passado que, com as devidas mudanças, dariam certo no cenário de hoje.

Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

2 comentários :

  1. Ohhhhh meu esse jogo é demais, joguei todos, pena que foi esquecido, assim como o Crash que foi um jogo que ajudou a popularizar o psone e fez muito sucesso que tb foi esquecido... Quem sabe no PS4, veremos...

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, joguei muito cara!

    ResponderExcluir

Nos deixe saber sua opinião...