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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Square Enix renova o foco em games de qualidade




 O último ano fiscal foi bastante decepcionante para Square Enix, com vários novos títulos vendendo bem, mas abaixo das expectativas da empresa. Como você certamente já ouviu falar, o presidente da Square Enix Yoichi Wada demitiu-se, entregando as rédeas a Yosuke Matsuda. Phil Rogers da Square Enix Europa foi promovido também, agora ele dirige tanto a divisão norte americano e europeia da empresa.


O que isso significa para os jogos? Bem, a empresa manifestou interesse em enfrentar o mercado de telefonia móvel e tablet em expansão, mas com uma abordagem diferente do que antes. Muitos consideram que a Square Enix como uma empresa que pode oferecer uma qualidade e experiência de imersão em um console ou portátil, e a empresa parece adotar essa abordagem em mobile / espaço tablet. Embora a definição exata de "qualidade" para um título portátil ainda está indefinido, mas a empresa está bastante ciente da recepção do público de títulos como "All The Bravest".


Square Enix também pretende levar a cabo high-end títulos de qualidade para consoles de suas franquias emblemáticas como Final Fantasy e Kingdom Hearts,  também está olhando para fortalecer ainda mais a propriedade intelectual da Square Enix Europa, como Tomb Raider e Sleeping Dogs. A Square Enix afirmou que vai continuar a investir no crescimento de seu domínio tecnológico, e que está anciosa para compartilhar mais informações com os fãs na E3 deste ano.

A entrada do CEO Matsuda também tinha algumas palavras a dizer sobre o próprio processo de desenvolvimento no que diz respeito aos fãs.



"Não podemos ir tão longe como fizemos nos últimos tempos, fazendo os clientes esperar por anos com pouca ou nenhuma informação, estamos sendo desonestos com eles. Nós não estamos mais em uma época onde os clientes são deixados no escuro, até que um produto seja concluído. Precisamos mudar para um modelo de negócio onde freqüentemente possamos interagir com os nossos clientes para os nossos produtos que estão em desenvolvimento e / ou antes de serem vendidos, os nossos clientes precisam conhecer os jogos em desenvolvimento e, finalmente, certifica-se que desenvolver jogos que atendam às suas expectativas ".

Essa interação entre a Square Enix no desenvolvimento de jogos e os consumidores que compram esses jogos é provável que a empresa decidiu reforçar a sua força de marketing. Não só isso, mas a empresa manifestou interesse em utilizar sites de crowdfunding como o Kickstarter que lhes permitam conectar mais intimamente com os fãs para desenvolver jogos que eles possam olhar para a frente e dar aos fãs expectativas razoáveis, dependendo do título.

Phil Elliot  o cabeça da gestão  Square Enix Europa, expressou recentemente abordagens interessantes para o desenvolvimento de jogos no futuro. Permitindo que as equipes independentes, com novas idéias para entrar e dar vida as franquias da Square-Enix existentes que foram passadas durante anos. A ideia também foi lançada em torno de que os jogadores através de suas doações ("investimentos") poderia ser dada uma participação (ações, basicamente) no sucesso do jogo de modo que eles poderiam ver um retorno sobre o investimento se o jogo for bem sucedido. Embora seja muito improvável que isso aconteça uma vez que outras tentativas (Project Cars) foram enterradas em litígio, ele mostra que a Square Enix tem lavado o rosto com água gelada e começaram a pensar sobre as relações desenvolvedor-comerciante-consumidor de novas maneiras.

Assim como um fã de jogos da Square Enix , pode ser qualquer franquia, incluindo Final Fantasy, o que você acha sobre essa nova abordagem? Você acha que a ambição de trazer jogos portáteis e console de qualidade para o mercado de mão é uma boa decisão, ou será que a Square Enix precisa se ater a convenção? Você sente que há um estigma sobre a plataforma portátil / tablet que proíbe certos tipos de consumidores de comprar franquias Square Enix sobre eles? Você sente que é uma decisão sábia incluir os clientes em todos os níveis de desenvolvimento?



Você pode ler o completo balanço fiscal da Square Enix clicando aqui .


Opinião: Finalmente um pequeno passo em direção ao caminho certo, nos dias de hoje uma empresa não pode esconder de seus consumidores um determinado produto por mais de sete anos como vem acontecendo no caso de Final Fantasy Versus XIII, o resultado dessa desastrosa atitude foi essa perca exorbitante nas vendas devido simplesmente ao boicote que os jogos vem sofrendo em vendas, não apenas por causa do Versus XIII mas como a gestão passada vinha tratando os fãs. 

Por outro lado o novo CEO está ciente da necessidade de diminuir essa distancia entre os fãs e a empresa, pois ele sabe muito bem que são os fãs fieis a empresa que podem manter a sobrevivência e o sucesso de vendas de suas franquias, pois a empresa vem perdendo muitos fãs a cada ano que passa. Eu espero que esse seja um começo de uma mudança boa para a empresa e para os fãs. Eles precisam trabalhar os 4 P´s é a base para que o seu produto possa se manter no mercado, sendo que o mais importante ainda será essa aproximação e abertura aos fãs. 

Hoje em dia não há mais espaço para as empresas esconderem os jogos de seus clientes, posso citar algumas empresas que vem fazendo muito bem o dever de casa como a Ubisoft, EA, Konami que vem lançando variados jogos e tem tido uma ótima vendagem sobre seus produtos. 
Você já tem a minha confiança... 

Matsuda  Boa Sorte!


Escrito por


Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

17 comentários :

  1. Nós sabemos e entendemos que não é só FF mas o Alex falou sobre o Versus XIII por causa absurda na demora por sete anos deixando os clientes (fãs) esperando sem dar ao menos uma satisfação se quer. Mas existem inúmeras séries que deveriam e talvez voltem a ser produzidas se a conversa do novo CEO for realmente colocada em pratica.

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  2. Já é um começo, espero que realmente seja verdade e que a conversa que foi dita seja colocada em prática.

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  3. Eu só quero ver se isso se traduz em verdade na conferencia da E3, porque eu mesmo traria de volta muitas series como Parasite Eve, Saga Frontier, Valkirie, Star Ocean e tantas outras que foram esquecidas.

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  4. Sim, eu endossaria um pouco mais de comunicação na Square-Enix sobre o status de alguns de seus jogos, especialmente Final Fantasy Versus XIII e Kingdom Hearts 3. Não é grande coisa dar o maior foco em dispositivos moveis, no entanto. Seu histórico não é bom nesse mercado!

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  5. Você sabe Square Enix .... Eu adoro os seus jogos, mas aqui estão as minhas sugestões: deve fazer jogos e liberá-los com uma boa publicidade! Na verdade muitas pessoas não se preocupam com a plataforma smartphone estúpida!

    Faça um jogo Final Fantasy para 3DS/Vita. O mercado de portáteis é muito superior para se fazer isso ... Falando de Final Fantasy ... A Série Tales da Namco é agora a minha franquia de JRPG favorita. Square Enix ... Você precisa restaurar a serie Final Fantasy à sua antiga glória. Como?

    Grandes histórias, personagens incríveis, boa jogabilidade e belas paisagens.

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  6. Tudo o que posso dizer para Square Enix é que ela se mantenha longe da plataforma móvel e nos dê logo um Kingdom Hearts 3! já!

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  7. Estou um pouco preocupado aqui. Por um lado, isso soa muito bem, como esperamos, vamos ter acesso aos jogos mais incríveis como Hitman, Deus Ex e Sleeping Dogs. Também Tomb Raider existe e é um terrível reinicialização do que a série, mas acho que tenho de caroço que genérico terceira pessoa cobrir atirador baseado com habilidade-free "Cinematic" plataformas e elementos furtivos vagas para esse grupo, assim, como ele é um grande orçamento jogo ocidental. Ainda assim, parece que eles não podem nos trazer a nossa Final Fantasy e do dragão jogos da Quest no futuro, e que iria explodir com tanta força.

    Eu prefiro ter Dragon Quest XI (a menos que seja on-line novamente, como DQx) e Thief 4. Desculpe, mas essa é a verdade.

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  8. Focando Smartphones é uma má jogada. Jogos originais da Square Enix para Smarphones são alguns dos piores por aí, com alguns dos mais desprezíveis "Free"! Piores Jogos mecânicos que o mundo dos games já viu, incluindo umas verdadeiras maquinas de caça-niqueis. Se eles se focarem em celulares, eu temo que este será o fim para Square.

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  9. Será ótima essa maior interação com os fãs, irá facilitar tudo. Se não me engano, a um tempo atrás saiu uma notícia de que a Square iria voltar a dar maior foco nos jogos para consoles e não para dispositivos móveis, estranho, bom, provavelmente teremos mais informações na E3.

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  10. TH, pela reputação que a SE construiu desde a década de 90 o que ocorreu na gestão do Wada foi pura tolice. Praticamente enterraram todas as franquias de sucesso para dar total atenção à FF que nem teve muitos jogos assim a não ser retrôs para PSP e PS3.

    Se o novo presidente não deter de competência para resgatar as antigas franquias como tbm criarem novas franquias, a saida do imprestavel Wada não fará nenhum sentido.

    E mais importante que tudo isto é respeitar a opinião e desejo de seu público-alvo, a SE falhou nos 6S.
    No mais, isto é apenas meu ponto de vista.

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  11. Jogos para dispositivos móveis podem ser terceirizados, a SE tem poder para licensiar outra empresa a trabalhar nestes tipos de jogos para manter sua equipe focada na produção de jogos para consoles. A Konami é um exemplo com MGR:R.

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  12. Escutar o consumidor é uma ótima e atrasada decisão, se tivessem feito isso antes, teriam feito o FF Versus XIII ao invés de querer enfiar a força mais episódio do chaníssimo FFXIII.

    Square o público bem ou mal ainda espera um retorno aos conceitos que sempre funcionaram, afinal um marca só cresce quando consumida e neste caso são todos os jogadores e fãs que ao longo desses anos acompanhou e investiu tempo e dinheiro em seus produtos.

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  13. O que deve ter levado a este prejuízo foi o investimento no Luminous Engine. A seguir vem os lucros. Lucrarão já este ano fiscal se lançarem até Dezembro alguns jogos para a nova geração, mas como é impossível fazer tantos jogos num ano...só para o ano fiscal de 2015 é que terão lucros.

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  14. São reflexos de uma administração incompetente:

    - FF VS XIII anunciado desde 2006, com decepções anuais nas E3 e TGS sem nada relativo ao jogo, uma enrolação que promete estrapolar os 7 anos + o boicote a todos os jogos da SE que resulta em perdas de lucros para qualquer jogo que carregue a marca SE;

    - FF XIV um fracasso que praticamente forçou a SE a refazer o game do 0 e um dos fatores ao lado de VS à deixar a empresa no vermelho.

    - Não localização de Type-0;

    - Infames sequencias para um jogo que não teve tanto sucesso fora do Japão...o FFXIII;

    - Atualmente...a expectativa que os retros resgatem a confiança do consumidor, sendo que isto é outra tentativa frustrada de enrolar o consumidor que aguarda pelo Versus.

    Desde que Wada assumiu a SE há 10 anos atrás so tenho lido notícias sobre FF, FF, FF ... VS, VS, VS, 14, 14, 14 e nada mais, é irritante tanto bafáfá em cima de Final Fantasy, se de inicio tivesse se prestado a desenvolver novos jogos de Kingdom Hearts, Star Ocean, e outras franquias esquecidas a empresa jamais estaria passando por tantas crises.


    Gosto dos games de ação da SE produzidos pela Eidos Montreal mas falando de SE quero jrpgs que so ela sabe fazer e há muito tempo não vejo um que chegue a valer a pena.

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  15. E pense comigo, ao mesmo tempo que uma empresa terceiriza a produção ela tbm esta em busca de novos talentos.

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  16. Realmente, eu não tinha pensado nisso, será bastante positivo.

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