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quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O futuro do Xbox One e da industria dos videojogos


 Phill Harrison  é quem nos conta...

phil-harrisonPhill Harrison, o Vice Presidente da Microsoft, revela que não teremos jogos indie na Xbox One até ao inicio de 2014.
Numa entrevista ao site Games Industry International, Phill Harrison explica que as inscrições no programa de publicação de jogos indie têm sido tantas, desde o seu anuncio há 4 semanas atrás, que estão a ter dificuldades em processar todos os pedidos e organizar o sistema.
Segundo Harrison, após o anuncio tiveram logo algumas centenas de pedidos, num espaço de poucas horas. Por causa de tantos pedidos, ele não acredita que seja realista esperar por jogos indie na Xbox One em Novembro de 2013, para o lançamento da consola, sendo de esperar que apenas comecem a surgir no inicio de 2014.
Harrison continua a entrevista, afirmando que a visão a longo prazo para a Xbox One, não mudou, mesmo com as reacções negativas da comunidade de jogadores, afirmando os pontos fortes de um ecossistema online, ligado, que beneficia os investidores, as empresas e os jogadores. No entanto, reconhece o direito do jogador escolher a forma de consumir os seus jogos, seja através da distribuição digital, ou da distribuição física em discos.
Harrison considera que é mais importante a discussão sobre os jogos, afirmando o excelente catalogo de lançamento do Xbox One, com realce para TitanFall, em detrimento de discussões sobre DRM ou sistemas de distribuição digital ou física.
Quando confrontado com a questão sobre a ameaça que os dispositivos moveis começam a fazer ás consolas, seja em preço ou em inovação, Harrison, lembra que as lojas da PSN e da Xbox Live estavam online antes de muitas das lojas online de dispositivos moveis, mostrando que as consolas inovam mais depressa do que estes dispositivos. Para além disso, Harrison afirma as vantagens de uma consola, ligada ao ecrã maior da casa, equipada com um CPU e um GPU bem mais potentes do que o que os dispositivos moveis têm disponíveis.
Uma das questões mais pertinentes foi sobre a razão do preço dos jogos digitais serem iguais ao preço dos jogos físicos, quando na realidade os jogos digitais não têm custos de distribuição e de materiais que um jogo em formato físico tem. Neste ponto Harrison, não deu uma resposta directa, afirmando antes a necessidade de financiamento dos criadores de jogos e como os jogos em formato digital, permitem aumentar esse financiamento. Por fim, refere que essa comparação existe em muitos jogos actuais, mas que será impossível ser feita em jogos unicamente com distribuição digital, como o jogo World of Tanks.
Questionado sobre o foco em desporto e TV aquando da apresentação da Xbox OneHarrison afirma que os jogadores não têm motivos para se preocuparem, pois a Xbox One é uma máquina poderosa, capaz de acomodar ambos mundos, transitando entre um e outro de uma forma simples.
Por fim, quando questionado sobre a possibilidade de aquisição de novos estúdios e a importância de tais acções no futuro da industria, Harrison afirma que é algo importante, pois será sempre desejável ter jogos de qualidade como exclusivos para a plataforma.

Postado por
Danielle V. Souza

Apaixonada pelo mundo dos videojogos e analista de Negócios...


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