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terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Resident Evil Revelations 2: confira nossas primeiras impressões do game


 Resident Evil Revelations 2 finalmente teve seu primeiro episódio lançado para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC. O capítulo chamado de Penal Colony traz em sua primeira metade um gameplay com Claire e Moira e em sua segunda com Barry e Natalia. Curioso para saber como o segundo jogo da série Revelations está? Confira agora nossas primeiras impressões.

Resident Evil: Revelations 2 (Foto: Reprodução)Resident Evil: Revelations 2 liberou seu primeiro capítulo, chamado Penal Colony (Foto: Reprodução)
O início não foi lá dos mais animadores. Apesar de interessantes, as cutscenes iniciais não apresentaram grandes resoluções e pareceram um pouco lentas. Testamos a versão de Xbox One e sensação era de estarmos num Xbox 360 ainda.

Assim que assumimos o controle de Claire Redfield e Moira Burton na prisão, a história muda um pouco. Os gráficos in game estão bem bonitos, os cenários são bem feitos e atmosfera é tensa. O lema de Revelations 2 durante seus trailers de divulgação era a frase "Evil is watching", algo como "o mal observa".

Logo no início podemos sentir na pele isso com câmeras de vigilância em perfeito estado numa prisão abandonada e velha. Além das falas de uma voz misteriosa que abre e fecha portas e provoca Claire e Moira.
Alguma figura misteriosa estará observando sua jornada em Resident Evil: Revelations 2 (Foto: 4Gamer) (Foto: Alguma figura misteriosa estará observando sua jornada em Resident Evil: Revelations 2 (Foto: 4Gamer))Claire e Moira são observados por alguém misterioso em Resident Evil: Revelations 2 (Foto: 4Gamer)
Os comandos seguem a linha de Resident Evil Revelations 1, porém com aperfeiçoamentos. Claire corre muito mais rápido que Jill, por exemplo. O quickturn (ato de dar meia-volta) está mais intuitivo e a esquiva é muito mais eficaz. A mira foi bastante melhorada e não causa certo incômodo como no primeiro Revelations. 
Os inimigos básicos, chamados de Afflicted, são mais fracos do que os Oozes de Revelations 1, porém são mais difíceis de serem atingidos. Não que eles sejam mestres da esquiva, longe disso. Os movimentos são previsíveis e padronizados, mas há certa velocidade neles, diferentemente da grande lentidão dos Oozes.
Resident-evil-rev3 (Foto: Divulgação)Oozes de Revelations 1 eram mais fortes, porém mais lentos que os Afflicted de Revelations 2 (Foto: Reproduçào)
O jogo segue a linha do seu antecessor no fato dos inimigos mortos não deixarem itens, o que remete ao início da franquia. Quem jogou mais os Residents 4, 5 e 6, pode ter dificuldade, porque matar todos os inimigos de uma área não vai garantir nenhuma reposição de munição e ervas.
Aliás, munição e ervas estão um pouco mais escassos do que em Revelations 1. Moira e Natalia quase "compensam" o escaneador Genesis ao achar itens escondidos no cenário, porém o aparelho do primeiro Revelations dava sempre uma erva verde quando seu scanner atingia 100%.
A sobra ou a falta de munição vai depender mais da habilidade do jogador. Um Afflicted pode morrer com um ou dois tiros bem dados na cabeça ou com 5 ou 6 mal dados pelo resto do corpo. Se for atirar, atire bem, pois o jogo pune desperdícios de munição.
Resident Evil Revelations 2 (Foto: Reprodução)Lanterna de Moira pode ajudar a economizar bastante munição(Foto: Reprodução)
Com as meninas, é interessante alternar entre as personagens. Utilizar Moira para cegar inimigos com sua lanterna e voltar para o comando de Claire para dar um chute num inimigo ou um headshot, pode economizar bastante munição e item de cura. Esse combo é mais eficaz num co-op offilne.
Já com Barry e Natalia é diferente. Aqui, a menininha ajuda em localizar inimigos através de paredes, mas na hora da ação não ouse tirar o controle do ex-STARS, ou você estará em problemas. Apesar que vez ou outra um tijolinho arremessado por Natalia ajuda a encontrar um inimigo que passou despercebido. Para equilibrar, o pai de Moira vem bem equipado com uma boa pistola, um rifle de assalto e sua inseparável Magnum.
Após boa parte "boring", a parte de Claire/Moira fica interessante em seu final. Ao ativar as armadilhas da prisão, vários inimigos são liberados ao mesmo tempo numa curta área. Mesmo que você tenha salvado munição, dificilmente dará cabo de todos. E nem há necessidade, basta usar as próprias armadilhas. Apesar do cenário sombrio e de alguns sustos, a prisão fica devendo em relação ao Queen Zenobia de Revelations 1.
Prisão abandonada deverá ser um dos cenários de Resident Evil: Revelations 2 (Foto: Gematsu) (Foto: Prisão abandonada deverá ser um dos cenários de Resident Evil: Revelations 2 (Foto: Gematsu))Apesar de obscura e tenebrosa, a prisão de Revelations 2 é menos surpreendente e imprevisível do que o Queen Zenobia de Revelations 1 (Foto: Gematsu)
Com o final mais interessante de Claire/Moira, entramos na parte de Barry Burton com um belo efeito de câmera que dá uma sequência bem real e suave na troca. Não há um menu ou uma pausa marcante para trocar os cenários. Esperamos que essa ideia tenha sido usada também para os episódios seguintes, pois ficou bem legal.
Logo ao chegar na ilha da prisão ao ouvir um chamado de socorro de sua filha, Barry encontra uma garotinha chamada Natalia Korda e segue com ela em direção a torre de rádio. Para chegar lá, a dupla passa pela prisão onde estavam Claire e Moira e encontram as alterações feitas pelas meninas, como as celas abertas e as armadilhas ativadas.
A quantidade de inimigos é pequena na prisão, já que Claire e Moira já haviam feito a limpa por ali. Alguns baús usados pela primeira dupla, ainda estarão abertos durante a passagem da segunda equipe. 
O verdadeiro cenário de Barry começa logo ao sair da Penal Colony. Sob céu aberto, o veterano tem que encarar uma maior quantidade de monstros que são bem mais fortes e tenebrosos do que os enfrentados por Claire. Há mais ação, mas nada comparado nem a RE 4 (o menos Call of Duty dos Residents modernos).
Revenants são aberrações criadas ao reunir várias partes de corpos (Foto: VG247) (Foto: Revenants são aberrações criadas ao reunir várias partes de corpos (Foto: VG247))Revenants são aberrações criadas ao reunir várias partes de corpos (Foto: VG247)
Ponto positivo para a floresta escura que deixa o jogador meio perdido e vulnerável ao ataque dos Revenants. O cenário de Barry e Natalia lembra Joel e Ellie em The Last of Us. Apesar disso, a Capcom manteve a identidade de Resident Evil, pelo menos não por enquanto. Os efeitos e trilhas sonoras do jogo estão excelentes, como de costume na franquia.
Se até agora o jogo era bom, mas não tirava água da boca, o final do capítulo resolveu a questão. Ao chegar no seu destino, Barry descobre uma grande revelação que deixa personagens e o próprio jogador intrigados. Uma sequência de imagens, cenas e falas picotadas do próximo episódio, entra como se fosse uma série de TV. Os flashes do próximo capítulo deixa uma ansiedade no ar para o lançamento de Contemplation.

Penal Colony teve um início devagar, mas seu final foi bem animador. Com uma boa primeira impressão, Resident Evil Revelations 2 cumpriu, pelo menos por enquanto, as expectativas criadas em torno de si. Para saber se o jogo vai manter essa boa impressão, fique ligado no TechTudo para conferir as análises de Contemplation, Judgement e Metamorphosis, além de review, detonado e tutoriais.

Escrito por

Alexandre Vieira
Apaixonado pelo mundo dos videojogos e principalmente Jrpgs e fã da serie Final Fantasy.

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